Após ligação com Lula, Trump se manifesta e diz o que pensa do presidente brasileiro

Trump se manifestou após ter realizado a ligação com Lula e a situação está chamando bastante atenção por parte do público. Mais detalhes foram expostos.
Após uma conversa que selou a aproximação entre os dois líderes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não poupou elogios a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira, dia 2 de dezembro.
O republicano classificou o telefonema de 40 minutos como “muito bom” e declarou publicamente: “Eu gosto dele”. As fontes são de uma declaração em vídeo do próprio Trump e de nota oficial do Palácio do Planalto.
“Tivemos algumas boas reuniões, como você sabe, mas hoje tivemos uma conversa muito boa”, disse o americano, confirmando o tom amistoso da relação diplomática que se restabelece.
Com a notícia da ligação, o foco central foi o agradecimento de Lula pela retirada das tarifas, que foram anunciadas há alguns dias, após decisão do atual presidente dos Estados Unidos. A situação está chamando bastante atenção.
O petista celebrou a decisão da Casa Branca, de 20 de novembro, de zerar as taxas sobre a exportação de carne bovina, café, cacau e fertilizantes, classificando a medida como “muito positiva”.
Diante da situação, Lula aproveitou a abertura para pedir mais avanços. O governo brasileiro sinalizou que deseja negociar agora a redução das taxas que ainda atingem o setor industrial.
Além disso, os presidentes discutiram a ampliação da cooperação no combate ao crime organizado internacional. Desde que as tarifas agrícolas foram derrubadas, o clima entre os países melhorou.
Trump, segundo o Planalto, demonstrou “total disposição” para cooperar com operações conjuntas que visam sufocar financeiramente facções criminosas que possuem ramificações no exterior.
No momento, Lula e Trump concordaram em manter um canal direto e frequente de comunicação. A declaração de afeto do presidente americano reforça a mudança de cenário diplomático, deixando para trás a tensão do “tarifaço” de meses atrás.




