Noticias

Alerta: Ciclone extratropical irá atingir várias regiões do Brasil e causará ventos, granizo e tempestades

Um ciclone extratropical está previsto para atingir o Brasil e mais detalhes chamam atenção.

Após um final de semana de tempo estável, a meteorologia acende um alerta para o início da próxima semana, a partir de segunda-feira, dia 18 de agosto.

Um ciclone extratropical atrelado a uma frente fria deve provocar ventania, temporais e até mesmo chuva de granizo em estados do Sul e Centro-Oeste do Brasil.

As fontes são da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que detalharam as áreas de maior risco. As regiões mais afetadas pelos fenômenos serão o RS, o centro-oeste e sul de SC, o oeste e sudeste do PR, e o sudoeste e sul do MS.

Com a notícia do novo ciclone, o grande perigo está na força dos ventos, que podem atingir rajadas de 80 a 100 km/h em algumas localidades. Há um risco elevado de danos a estruturas, como o destelhamento de casas.

Além disso, a chegada da frente fria aumenta a possibilidade de chuva de granizo, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde a população deverá ficar em alerta.

O fenômeno se desenvolverá em etapas. Na segunda-feira, um sistema de baixa pressão no Paraguai já aumentará os ventos. A situação se agrava na terça-feira, com a chegada do ciclone.

Mesmo na quarta-feira, dia 20, quando o sistema já estiver se afastando para o mar, ainda haverá risco de ventos fortes, com rajadas de até 80 km/h que causam apreensão.

Há menos de um mês, um ciclone semelhante atingiu a Região Sul do país, com seus efeitos sendo sentidos até no litoral de São Paulo. A população dessas áreas ainda se recorda dos estragos causados pelo último evento e seguem preocupados.

No momento, as autoridades e a Defesa Civil dos estados afetados já estão em alerta. A boa notícia, desta vez, é que o fenômeno não deve impactar o litoral e a capital de São Paulo, concentrando seus efeitos mais severos mais ao sul do país.