Broncopneumonia: sintomas, causas e tratamento da doença que tirou a vida de Silvio Santos

Essa foi a doença que tirou a vida de Silvio Santos. Mais detalhes sobre sintomas, causas e tratamento.
O Hospital Albert Einstein, em que Silvio Santos estava internado, confirmou o falecimento do apresentador e através de uma nota, afirmou que a causa da morte foi por uma broncopneumonia.
“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”, disseram, através do comunicado.
O que é a broncopneumonia?
É uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas interns do pulmão, como os seus brônquios e os alvéolos. A doença pode ser localizada em apenas alguns pontos do órgão ou nele inteiro.
Quais são as causas?
Pode ser causada por conta de um vírus, um fungo ou até mesmo uma bactéria que afete os pulmões. Outras condições que não foram tratadas corretamente também podem ocasionar na broncopneumonia, como uma infecção por COVID-19 ou uma gripe.
Quais são os sintomas da doença?
Em muitos casos, a doença começa como qualquer outra que afeta os pulmões, como uma gripe, e depois o quadro em si se desenvolve como broncopneumonia.
Os sintomas são os seguintes: tosse, tosse com catarro, falta de ar, dificuldade para despirar, lábios azulados, febre alta, suor, fraqueza e cansaço. Para detectar a doença, é necessário exames de imagens.
Como é o tratamento?
O tratamento da doença pode envolver o uso de medicamentos, que podem ser anti-inflamatórios ou mesmo antibióticos. Além disso, medicamentos para aliviar outros sintomas também podem ser aplicados.
O tratamento é feito com repouso e boa hidratação, para que a recuperação aconteça, visto que a doença tem cura. Em alguns, uma fisioterapia respiratória pode ser necessária.