Identificada a jovem de 28 anos que morreu após superbactéria; ela fez alerta para outros jovens

A jovem de 28 anos chegou a fazer um alerta antes de não resistir devido a uma superbactéria.
Após uma batalha de quase três meses pela vida, a jovem Nayara Alves Meng faleceu, na noite da última quarta-feira, dia 19 de novembro, aos 28 anos de idade.
Moradora do litoral de São Paulo, ela foi vítima de uma “superbactéria” no pulmão e, um mês antes de morrer, fez um alerta dramático sobre como o uso de vape prejudicou sua saúde.
As fontes do relato são da irmã da vítima, Talita Leôncio Meng, que descreveu a via-crúcis de Nayara. Segundo ela, a jovem usava vape e narguilé desde 2021.
Embora os médicos não tenham atribuído a bactéria diretamente ao dispositivo, eles alertaram que o uso pode ter causado lesões que deixaram o pulmão fragilizado.
Com a notícia da morte, a família denunciou uma suposta negligência médica. A irmã relata que, desde abril, Nayara passou por diversos atendimentos em São Vicente e Praia Grande.
Neste período, ela recebeu diagnósticos errados de pneumonia e tuberculose. “Foram meses consumindo antibióticos errados e fortalecendo essa bactéria”, desabafou Talita.
Diante da situação, o quadro se agravou drasticamente. Após ser transferida para o Hospital dos Estivadores, em Santos, exames confirmaram a superbactéria.
Nayara precisou ser intubada no dia 15 de novembro e sofreu três paradas cardíacas antes de falecer. O resultado da biópsia do pulmão só ficou pronto no dia de sua morte.
Desde junho, a jovem enfrentava internações recorrentes. Uma tomografia chegou a apontar uma massa no pulmão, sugerindo um abscesso.
A família afirma que a falta de um diagnóstico preciso e rápido nas unidades municipais foi determinante para o desfecho trágico.
No momento, as prefeituras de São Vicente e Santos se manifestaram, afirmando que seguiram os protocolos de atendimento e que a paciente recebeu os cuidados necessários.
A família, no entanto, lamenta a perda da jovem que, segundo a irmã, “vendia saúde” antes do episódio e “lutou até o fim”.




