Noticias

Lula faz comparação de seu julgamento com o de Bolsonaro e dispara: ‘Não fiquei chorando’

Lula trouxe mais detalhes de sua opinião sobre o julgamento em relação a Bolsonaro.

Após o início do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o silêncio sobre o caso, nesta última terça-feira, dia 2 de setembro.

Em uma fala a jornalistas em São Paulo, ele alfinetou o adversário político, dizendo para que ele prove sua inocência em vez de ficar “chorando”, segundo suas palavras.

As fontes são da própria fala do presidente, que comparou a situação atual com os processos que ele mesmo enfrentou na Operação Lava Jato, quando passou por procedimentos judiciais.

“Eu não reclamei, não fiquei chorando. Eu fui à luta. Se é inocente, prove que é inocente. Prove que não tem nada a ver com isso e está de bom tamanho”, declarou Lula.

Com a notícia de sua declaração, a defesa do devido processo legal foi o ponto principal de sua fala, dizendo que espera que a justiça seja feita, respeitando o direito da presunção de inocência de quem está sendo julgado.

Apesar do tom duro, as declarações foram feitas em um momento solene. O presidente compareceu ao velório do jornalista Mino Carta, em São Paulo, e, ao ser questionado pela imprensa na saída, decidiu comentar o julgamento que domina o noticiário político.

Desde esta terça-feira, o STF julga o chamado “núcleo crucial” da trama golpista. Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não foi citado nominalmente por Lula, outros sete de seus aliados estão no banco dos réus, acusados de planejar um golpe de Estado.

No momento, o julgamento segue no Supremo. Lula finalizou seu recado dizendo que os fatos estão “vindo à tona” e que as pessoas estão percebendo o “período nefasto” que o Brasil viveu. A fala do presidente gerou intensa repercussão nas redes sociais.