Médico explica câncer raro de Vera Viel e detalha diagnóstico: ‘Chances de cura’
A modelo Vera Viel revelou nesta quinta-feira (10) que foi diagnosticada com um sarcoma sinovial, um tipo de tumor maligno raro que apareceu na coxa esquerda dela. Esse tipo de notícia sempre pega a gente de surpresa, né? Mas parece que ela tá forte e pronta pra encarar o que vier pela frente.
Em entrevista à revista CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra deu mais detalhes sobre o que é esse tal de sarcoma sinovial. Ele explicou que os sarcomas são tumores malignos que se desenvolvem nas chamadas partes moles do corpo – tipo músculos, ligamentos, tendões e gordura. No caso específico do sarcoma sinovial, ele tende a afetar as articulações, aparecendo em lugares como joelhos, mãos e pés.
O doutor Jorge ainda comentou que essa doença é mais comum em pessoas jovens, entre 15 e 40 anos, sendo que a média de idade dos pacientes gira em torno de 27 anos. E olha só, ela afeta mais homens do que mulheres, o que já mostra que o caso de Vera Viel é um pouco fora da curva. Mas, como em qualquer tipo de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
Agora, sobre o tratamento da Vera, o oncologista explicou que, depois de passar por uma cirurgia, a modelo vai precisar fazer quimioterapia endovenosa. A boa notícia é que, segundo ele, os sarcomas sinoviais costumam responder bem a esse tipo de tratamento. É claro que não se sabe muito sobre o estágio exato da doença dela, mas o fato do especialista estar otimista já dá um certo alívio, né?
Além de todo esse processo médico que ela tá enfrentando, teve um momento super emocionante que aconteceu também na quinta-feira. Vera Viel não conseguiu segurar as lágrimas ao receber várias cartinhas de apoio, escritas pelas coleguinhas de escola da filha mais nova, Helena, que tem 11 anos. Essas demonstrações de carinho chegaram num momento bem delicado, e dá pra imaginar o quão tocante deve ter sido isso pra ela. Eu mesmo fico emocionado só de imaginar a cena.
O marido de Vera, o apresentador Rodrigo Faro, compartilhou esse momento nas redes sociais. No vídeo, ele pergunta pra filha o que ela tava mostrando pra mãe, e Helena responde: “As cartinhas que as pessoas da escola fizeram pra ela”. Dá pra ver que, apesar de tudo, a família tá bem unida e cheia de amor nessa fase difícil. E esse tipo de apoio faz toda a diferença, né? Às vezes, é o que dá força pra seguir em frente.
Enfrentar uma doença como essa nunca é fácil, e é ainda mais complicado quando você é uma pessoa pública, com toda a pressão e exposição que vem junto. Mas a Vera tá mostrando que é guerreira. Ela tá sendo super transparente sobre o que tá acontecendo e, ao mesmo tempo, recebendo muito carinho e apoio, não só da família, mas de amigos e até desconhecidos que se sensibilizaram com a história dela.
Agora é seguir com o tratamento e manter o pensamento positivo. A gente sabe que, nesses casos, o emocional conta muito, e pelo jeito, Vera tem uma rede de apoio bem forte ao redor dela. Com o avanço da medicina e a força que ela tá demonstrando, a esperança é que ela consiga vencer mais essa batalha.
Por enquanto, o foco é na recuperação dela, mas também é bom ver que o Rodrigo Faro e as filhas tão juntos com ela nesse momento. Esse tipo de apoio familiar é essencial, principalmente quando a pessoa precisa passar por tratamentos tão pesados como a quimioterapia. Vamos torcer para que tudo dê certo, e que a Vera possa se recuperar logo, com muita saúde e cercada pelo amor dos que estão por perto!