Noticias

Meteorologia prevê tempestades com chuvas de granizo; saiba em quais estados

Depois de várias áreas do país terem sofrido com problemas causados pelas chuvas pesadas e ventos fortes, a previsão do tempo tá de novo dando o que falar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já soltou uns alertas sobre tempestades e precipitações que incluem até granizo. Ou seja, o tempo não tá pra brincadeira.

Esses fenômenos devem atingir 13 estados e também o Distrito Federal até a manhã de sexta-feira (25), segundo o que o Inmet prevê. A galera que mora nessas regiões precisa ficar esperta.

O Centro-Sul tá com um alerta amarelo pra chuvas fortes, o que significa que os acumulados podem chegar entre 20 e 30 mm por hora. Os ventos, pelo menos, não vão ser tão brabos, variando entre 40 e 60 km/h. Dá aquele alívio, mas ainda assim é bom tomar cuidado.

Esse alerta vale até as 9 horas da quinta-feira (24) e inclui os estados de Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e umas partes do sul de Tocantins. Ou seja, tá todo mundo no radar.

Agora, a situação no Sul do Brasil é bem mais preocupante. Lá, o cenário é de chuva de granizo e ventos que podem bater até 100 km/h. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e até São Paulo (que é Sudeste) e Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste) tão sob um alerta laranja pra tempestades. Esse alerta vai até as 12 horas de sexta (25). Então, quem mora nessas áreas deve ficar atento pra evitar problemas.

Os volumes de chuva podem chegar até 100 mm por dia, o que é muita coisa. E as rajadas de vento, dependendo da área, variam entre 60 e 100 km/h. Aí já viu, né? Isso aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de energia, árvores caindo, estragos em plantações… Ou seja, um cenário bem complicado.

São Paulo e Rio de Janeiro também não escapam da previsão. Tanto as regiões metropolitanas dessas duas cidades estão sob alerta amarelo até 10 horas de sexta (25). A previsão é que os acumulados de chuva cheguem até 50 mm por dia. E além das chuvas intensas, pode rolar queda de granizo e ventos fortes. Mais um motivo pra ficar esperto.

A Enel, que cuida da energia em São Paulo, já se pronunciou sobre o risco de queda de energia. Eles informaram que vão reforçar as equipes de atendimento durante esse período. “A gente tá se preparando pras fortes chuvas e rajadas de vento que tão previstas pra esses próximos dias”, disse a empresa na quarta-feira (23), segundo informações do Estadão. Então, se rolar alguma queda de energia, eles tão prometendo que vão agir rápido.

Eu, sinceramente, fico até meio nervoso com essas previsões. Porque, por experiência própria, quando esses ventos chegam, é comum ver galhos de árvores voando, destelhamento de casas, e por aí vai. A gente sempre torce pra que o estrago não seja tão grande, mas o ideal é se preparar. Quem puder, é bom evitar sair de casa nesses dias ou, pelo menos, não passar por lugares cheios de árvores e postes. Tem também o lance de ficar atento às enchentes, especialmente quem mora em áreas de risco.

No fim das contas, o clima tá meio imprevisível. Com essas mudanças de temperatura que a gente tem visto no mundo todo, parece que essas tempestades tão cada vez mais comuns. Então, é importante sempre ficar de olho nas previsões e, quando possível, se proteger pra evitar o pior.