Primeiro dos três ciclones já tem data para chegar ao Brasil e alerta dos riscos são divulgados

O primeiro dos três ciclones já tem data para chegar ao Brasil e a população aguarda para saber mais sobre os detalhes do fenômeno climático.
Em um alerta que interrompeu o calor dos últimos dias, foi confirmada a chegada do primeiro de três ciclones extratropicais, que já tem data para “bagunçar” o tempo no Brasil. Por este motivo, a população deverá ficar atenta aos próximos avisos.
O fenômeno teve sua formação anunciada para este domingo, dia 16, e promete interromper a rotina do centro-sul do país com chuvas volumosas, temporais e uma nova queda nas temperaturas, mesmo com a proximidade do verão.
A Meteored concedeu a previsão e falou sobre os perigos do sistema. O alerta é para “risco elevado de granizo”, principalmente nas regiões Oeste, Campanha e Noroeste do Rio Grande do Sul, revelando o potencial de estragos da tempestade.
Com a notícia da chegada do ciclone, os detalhes de seu avanço vieram à tona. As instabilidades começam no domingo pelo Rio Grande do Sul e se espalham rapidamente por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e chegando até São Paulo e Minas Gerais.
Neste momento de alerta, a previsão indica que este é apenas o primeiro de três ciclones esperados até o fim de novembro, que devem manter o tempo instável e trazer novas ondas de frio para a região, algo que não costuma ser esperado para a estação de calor.
O ciclone será potencializado pelo transporte de calor e umidade, e o respeito pelo o que a segurança da população representa guia os alertas das autoridades, que temem novos eventos climáticos severos e já estão trabalhando para informar as pessoas.
No momento, a população do Sul se prepara para um domingo de tempo instável. O sentimento que fica é o de um mês que, em vez de trazer o calor, será marcado pela instabilidade e por um frio fora de época.





